PF cumpre sete mandados no Rio de Janeiro na 77ª Fase da Operação Lava Jato - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 20 de outubro de 2020

PF cumpre sete mandados no Rio de Janeiro na 77ª Fase da Operação Lava Jato



Foto: Reprodução / Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (20), em ação conjunta com o Ministério Público Federal, a Operação Sem Limites, 77ª fase da Operação Lava Jato, no Rio de Janeiro. Cerca de 40 policiais federais cumprem 5 mandados de busca e apreensão na capital carioca e 2 em Niterói.
As medidas visam aprofundar as investigações acerca de práticas criminosas cometidas na antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras, especificamente na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização. 
As apurações foram iniciadas após a deflagração da 57ª fase da Operação Lava Jato, que investigou crimes envolvendo a negociação de óleos combustíveis e derivados entre a estatal e trading companhias estrangeiras.
Após o cumprimento das medidas no final de 2018 e o oferecimento de acusações criminais, um ex-funcionário da Petrobras diretamente envolvido no esquema e um ex-executivo de uma grande empresa estrangeira também investigada celebraram acordos de colaboração premiada com o Ministério Público Federal.
Com base nos relatos, em evidências apresentadas e análise de provas já existentes, identificou-se que ao menos seis agentes públicos, até então desconhecidos das investigações, tiveram participação direta no esquema ilícito perpetrado nas operações de trading da estatal.
Um dos funcionários, que até hoje se encontra empregado e em exercício na estatal, trabalhava diretamente na área logística da Diretoria de Abastecimento e era responsável, por vezes, em gerar artificialmente demandas que justificassem novas operações comerciais de compra e venda pela Petrobras junto às tradings companies estrangeiras. Com isso, pagavam-se comissões aos intermediários envolvidos e que, posteriormente, repassavam os valores aos agentes públicos, inclusive para os demais ex-funcionários públicos investigados nesta fase.
O grupo de ex-agentes públicos, alvo das ordens judicias cumpridas na data de hoje, também é investigado pela venda de informações privilegiadas e favorecimento de empresas estrangeiras em negociações envolvendo os mais diversos tipos de produtos negociados, como óleo combustível, querosene de aviação, diesel, derivados de petróleo e gasóleo de vácuo. Em todos esses casos, os investigados recebiam vantagens indevidas calculadas na quantidade de produto negociado.
A investigação policial recebeu o nome de Operação Sem Limites III por vinculação direta com as investigações da Operação Sem Limites (57ª fase), Sem Limites II (71ª fase) e Sem Limites III (76ª fase), as quais fazem alusão à transnacionalidade dos crimes praticados que ocorreram a partir de operações comerciais envolvendo empresas estrangeiras e com pagamentos de propina no exterior.
As medidas cumpridas nesta data têm, dentre outros objetivos, fazer cessar a atividade delitiva, aprofundar o rastreamento dos recursos de origem criminosa (propina) e a conclusão da investigação policial em todas as suas circunstâncias.
Os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário