UBS Maria Gonzaga e NASF realizam encontro para hipertensos e diabéticos em Santa Cruz da Vitória - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

UBS Maria Gonzaga e NASF realizam encontro para hipertensos e diabéticos em Santa Cruz da Vitória

A prefeitura de Santa Cruz da Vitória, através da Secretaria Municipal de Saúde, e as equipes do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF) e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Gonzaga, promoveu mais um encontro com o grupo de Hiperdia. O Hiperdia é um programa Nacional de Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos em todo o Brasil. Em Santa Cruz da Vitória esse acompanhamento dos hipertensos e diabéticos são feitos pelas UBS e o NASF, que periodicamente fazem encontros e palestras.
Na oportunidade a enfermeira Melissa Nunes falou sobre os cuidados e como melhorar a saúde das pessoas com hipertensão e diabetes. Em seguida o nutricionista Wendell Andrade abordou a importância de uma boa alimentação e tirou dúvidas com relação ao consumo de diversos tipos de alimentos no dia-a-dia. “Foi uma manhã bastante produtiva, onde, juntos possamos melhorar a saúde da nossa comunidade, pois o melhor remédio continua sendo a prevenção”, disse Melissa.
Para a secretária municipal de Saúde, Laura Maria Mafra, a saúde preventiva é o melhor caminho. “O número de hipertensos e diabéticos só crescem no Brasil e no mundo. São doenças que podemos controlar. Aqui em Santa Cruz da Vitória o prefeito Carlos André prioriza a saúde preventiva e pede uma atenção especial ao paciente da terceira ou melhor idade”, disse a secretária municipal de Saúde.

HIPERDIA

O Hiperdia destina-se ao cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, permitindo gerar informação para aquisição, dispensação e distribuição de medicamentos de forma regular e sistemática a todos os pacientes cadastrados. O sistema envia dados para o Cartão Nacional de Saúde, funcionalidade que garante a identificação única do usuário do Sistema Único de Saúde – SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário