Grupo pressiona Bolsonaro a indicar logo novo chanceler - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Grupo pressiona Bolsonaro a indicar logo novo chanceler

Foto: Câmara dos Deputados


O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e uma ala de seus auxiliares na transição provocaram controvérsias em uma semana com declarações sobre política externa que um segundo grupo de conselheiros do presidente decidiu se movimentar para convencê-lo a anunciar logo um nome qualificado para tratar das relações exteriores do país, de acordo com o jornal O Globo. 
Para alguns aliados, ao apresentar quem será o chanceler o presidente poderá evitar polêmicas com potencial para prejudicar o Brasil tanto na área comercial quanto diplomática.
Segundo um integrante desse grupo, ouvido pelo O Globo, Bolsonaro já decidiu nomear um diplomata de carreira para o posto. A extensa lista de candidatos a chanceler, porém, dificulta a decisão. Entre as opções em análise por Bolsonaro estão o atual embaixador do Brasil em Washington, Sergio Amaral; e dois ex-embaixadores brasileiros nos EUA, Roberto Abdenur e Rubens Barbosa.
No rol de especulações, também estão o atual embaixador no Canadá, Pedro Bretas; o diretor do Departamento de EUA, Canadá e Assuntos Interamericanos do Itamaraty, Ernesto Araújo, embaixadora em Genebra e que supervisiona a relação do Brasil com organismos de direitos humanos da ONU, que têm sede na cidade suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário