Carreata marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Ibicaraí - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Carreata marca o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Ibicaraí


A prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Creas e Conselho Tutelar, em parceria com o programa do Governo Federal Faça Bonito (Proteja Nossas Crianças e Adolescentes) e as polícias Civil e Militar, fez uma carreata pelas principais ruas da cidade para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que acontece no dia 18 de maio em todo o Brasil e nesse ano completa 18 anos.
A carreata saiu às 10h da sede do Creas, na avenida São Vicente de Paula, passou pelas principais ruas e bairros da cidade e contou com a presença de dezenas de carros e motos escoltados por duas viaturas da Polícia Militar. Durante a carreata foi feito um grande ‘apitaço’ para alertar a população sobre o tema. Foram entregues também adesivos, folderes e panfletos alusivos ao dia.
A parte final da ação aconteceu na praça Henrique Sampaio com a presença dos secretários municipais, Alesandra Brandão (Assistência Social); Jailma Ferreira (Educação); Givanilson dos Santos (Governo e Assuntos Institucionais); Domilene Borges (Saúde) e Lucas Cardoso (Cultura, Esporte e Lazer), o vereador Aroldo Melo, o Comandante da 63ª CIPM, Major PM Wesley Bomfim Siqueira, Silvana Santana, representando o Conselho Tutelar, além das equipes envolvidas na ação, profissionais da área, polícias Civil e Militar e dezenas de pessoas que pararam para prestigiar a ação. A psicóloga do Creas, Aline Machado, e a Dra. Ana Paula Gomes, Delegada de Polícia de Ibicaraí, falaram sobre o tema.
A secretária municipal de Assistência Social falou sobre a importância dessa data e o trabalho que é feito diariamente pelo Creas, Conselho Tutelar e as polícias Militar e Civil em Ibicaraí. “É uma data que precisa ser lembrada todos os dias. Precisamos ficar atentos com nossas crianças. Todos nós devemos observar e denunciar se preciso for usando o Disque 100 dos Direitos Humanos. Nossa luta é diária e o recado que deixo do poder público municipal é que vamos nos esforçar para fazer a cada ano uma ação maior em nossa cidade.
Blitz Educativa na BR-415
A semana Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes teve início na segunda-feira, dia 14, com a Secretaria de Assistência Social, através do CREAS e o Departamento de Proteção Social Especial, realizando uma Blitz Educativa na BR-415, próximo a Fábrica de Chocolate. O CREAS contou com o apoio da equipe do Bolsa Família e o CRAS da Sede e da Vila Santa Isabel. Na ação foram abordados cerca de 400 veículos, que receberam panfletos e adesivos relativos à campanha.
História
Em 1973 um crime bárbaro chocou o Brasil. Seu desfecho escandaloso seria um símbolo de toda a violência que se comete contra as crianças. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada em 18 de maio de 1973. Ela foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia. Mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo, desfigurado por ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Mobilização para a data
O dia 18 de maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil.
Símbolo
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
Lei
Lei 9.970 – Institui o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Art. 1º. Fica instituído o dia 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário