Secretaria do Meio Ambiente entrega do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira - Bahia Expresso

Últimas


Ita melhor

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Secretaria do Meio Ambiente entrega do Plano de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira


Lançamento acontece dia 21 de setembro, em Ibicaraí, reunindo o secretário estadual do Meio Ambiente, superintendentes, prefeitos, lideranças, beneficiários e parceiros do Projeto Cachoeira

mA Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam, na próxima quinta-feira (21), às 9h, o lançamento do Plano Estratégico de Revitalização da Bacia do Rio Cachoeira, na Câmara Municipal de Ibicaraí (Rua Tiradentes, n° 23, Centro). O documento é um dos resultados do Projeto Cachoeira, e foi desenvolvido a partir do diagnóstico ambiental da região e das audiências públicas nos municípios. A iniciativa também teve a contribuição dos atores locais na plataforma online disponibilizada no site pela Sema durante a elaboração do Plano.
Participam do evento, o secretário estadual do Meio Ambiente, Geraldo Reis, assessores e técnicos da pasta, lideranças, agricultores, beneficiários, prefeitos, representantes de instituições e entidades parceiras, como Ceplac, Comitê da Bacia Hidrográfica do Leste, Colegiados Territoriais Litoral Sul e Médio Sudoeste, universidades e outros convidados.
O documento foi desenvolvido a partir dos resultados do diagnóstico ambiental e das contribuições dos atores locais, e contempla um Plano de Governança Socioambiental, banco de projetos, áreas prioritárias e mecanismos estratégicos, além do levantamento de atores-chave e possíveis pactuações para implementação de projetos futuros. As estratégias incluem ações de conservação, restauração, manejo florestal, manejo de solo, controle de erosão, mudança de uso do solo, requalificação da malha viária, remoção de sedimentos, esgotamento sanitário, contenção de encostas e margens e monitoramento hidrológico.
O Plano Estratégico é uma das etapas do Projeto Cachoeira, inserido no Programa de Desenvolvimento Ambiental (PDA – Bahia), desenhado e realizado pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com aporte de recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investido no Plano Estratégico é de R$ 1, 4 milhão, sendo que o valor total de investimento no Projeto Cachoeira é da ordem de R$ 4 milhões.
Projeto Cachoeira – Além do Plano Estratégico, o projeto inclui entre sua as ações o Diagnóstico Ambiental Local, a implantação de unidades demonstrativas de Restauração Florestal de 150 hectares em áreas de nascentes e matas ciliares de pequenos proprietários e o cadastramento de pequenas propriedades da agricultura familiar no Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (Cefir).
Na programação do evento, serão apresentados os resultados já alcançados pelo projeto e a assinatura das ordens de serviço para início do Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Rurais (CEFIR) para pequenos proprietários dos municípios da Bacia do Rio Cachoeira, que vai contemplar os municípios de Buerarema, Ilhéus, Itabuna, Arataca, Barro Preto, Caatiba, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Itambé, Itapé, Itapetinga, Itororó, Jussari, São José da Vitória e Santa Cruz da Vitória.



Nenhum comentário:

Postar um comentário